Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque [permanente]

Dê sua opinião sobre o nosso conteúdo!

[Resenha] - RemixOS, o Android no seu PC.


Presente na maioria dos aparelhos celulares, tablets e até gadgets de todos os tipos, o sistema operacional Android domina o segmento de portáteis e vem desbancando grandes concorrentes. Com seu núcleo baseado no Linux e desenvolvido pela Google, o sistema do robozinho vem agradando, principalmente, pela facilidade e velocidade. E o melhor de tudo, ele é grátis e aberto, o que para nós consumidores significa mais opções em termos de aplicativos e dispositivos.

Agora, imagine ter o robozinho do Google como seu sistema principal do micro. Pode parar de imaginar! Já existe um grupo de entusiastas e desenvolvedores que vem trabalhando para garantir um SO acessível (grátis) e completamente funcional no seu micro (seja o Desktop, seja o notebook).

Já tinha escutado coisas sobre algumas iniciativas, mas na ultima semana tive o prazer de testar, por conta própria, o Remix OS, sistema Android para computadores que ainda está em sua fase Alpha (não está pronto). Apesar de ainda se encontrar em desenvolvimento o sistema me convenceu quando eu notei que poderia fazer duas coisas: Instalar como um programa no Windows, e remove-lo com a mesma facilidade.

Após alguns dias de uso, segue abaixo 5 vantagens e 5 desvantagens que encontrei no sistema.




Vantagens:

Instalação simplificada: Se você é como eu e detesta ter que ficar particionando HD, limitando espaço ou até mesmo utilizar máquinas virtuais, ou simplesmente não tem o conhecimento técnico necessário para ficar modificando o sistema de sua máquina. O Remix Os permite a instalação pelo Windows, sem alterar seus documentos, o executável para instalação vem junto no pacote de downloads. A remoção é simples também, basta desinstalar por um aplicativo na pasta do sistema (via Windows).

Não é Live, nem emulado: Apesar de sua instalação ser via Windows, o sistema carrega separado do SO da Microsoft, isso porque após a instalação, o sistema de boot do Windows ganha uma nova entrada, ou seja, você escolherá qual sistema deseja iniciar antes de carregar (Windows fica de padrão). A opção desaparece quando o usuário executa a desinstalação do SO.

Fácil instalação de aplicativos: Você pode instalar os aplicativos normais de um Android padrão, com apenas um clique. O sistema ainda oferece a possibilidade de ativar o Google Play, com sua conta Google, e ter acesso aos aplicativos da loja Google do jeitinho tradicional que você já faz em seu Smartphone.  Para remover um aplicativo, basta clicar com o botão direito no ícone do mesmo e depois em uninstall.

Suporte aos seus periféricos: Até o momento, não tive problemas com mouse, teclado e monitor. Claro que há muitos periféricos a testar, mas a compatibilidade tem se mostrado eficiente até o momento. Tem horas que esqueço que estou em um sistema Android, tamanha naturalidade em se navegar por ele.

Excelente desempenho: Dos sistemas operacionais alternativos, este é de longe o mais veloz. O primeiro boot é lento por conta da instalação automática dos seus dispositivos, depois é só alegria. Não tive travamentos, nem telas azuis da morte. Na verdade está tão agradável utilizar o RemizOS, que baixei uma versão do Word para Android nele e estou trabalhando neste artigo que você está lendo nele.

Desvantagens:

É uma versão alfa: Versões alfas, são versões que estão inacabadas e em pleno desenvolvimento ainda. A desvantagem, é porque ainda não dá para saber o futuro do projeto, apesar de todos os acertos, o que pode intimidar muitos (inclusive a mim) a confiar no sistema como um sistema padrão ( e nem devem fazer isso na alfa). Quando sair a versão beta ( versão de testes), ai teremos um vislumbre do resultado final.

Os aplicativos ainda não foram pensados nele: Apesar de rodar uma boa quantidade de aplicativos, encontrei alguns que não respondem como deveriam ao RemixOS. Como bom amante de jogos digitais, testei alguns famosos e tive alegrias e decepções. Rodei o Subway Surfers naturalmente nele, respondem bem ao mouse, mas nenhuma versão de Plants VS Zombies reconheceu o mouse. Felizmente os aplicativos de redes sociais e de produtividade funcionaram redondos.

Não está 100% em português: O sistema se instala em inglês por padrão, e é possível alterar seu idioma e região no menu de configurações do Android, mas você encontrará algumas coisas em inglês após a mudança do idioma. Não chega atrapalhar, até porque os aplicativos mais comuns abrem em português.

Carece de suporte das grandes: Isso é contornável, visto que o sistema reconheceu todo o meu hardware, mas não é possível descartar o fato dos fabricantes de hardware para micros não pensarem nele. O único problema que tive neste sentido foi com o WiFi no notebook da minha noiva, cujo o sinal caia o tempo todo. Mas, em defesa do sistema, o sinal da casa dele estava com problemas no dia (lembro pois perdi o sábado revendo a rede dela rs).

Falta softwares de trabalho: Apesar de ter aplicativos de trabalhos, pois em teoria ele herda tudo do Android, ele acaba por não dar suporte a muitas ferramentas de produtividade especificas. Por exemplo, eu estou preparando uma vídeo aula sobre ele, porém os aplicativos de captura para Android rodam mal em resoluções grandes (como um monitor). Sem falar que não tenho opções de ferramentas de edição profissional, já que os desenvolvedores pensam nas telinhas dos celulares ou tablet.

Apesar dos pontos negativos, acredito que dê para contornar já que tudo depende do sistema ser popular. Afinal, a maioria dos usuários precisa de um aplicativo para edição de textos e outro para navegação. Poucos dependem de uma suite completa.

O RemixOS é de longe a opção mais fácil e estável que testei de um sistema assim. Em breve estarei trazendo um vídeo com a instalação e analise do sistema.

Obrigado e grande abraço!

Link para a vídeo aula ensinando a instalarhttp://newbievideoaulas.blogspot.com.br/2016/10/remixos-instalando-android-no-pc.html
Link para Download: http://www.jide.com/remixos-for-pc#downloadNow



Para encontrar mais aulas como esta, ou outras diferentes, acesse nosso índice clicando aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas